Aracanguá sedia encontro regional de prefeitos

Aracanguá sedia encontro regional de prefeitos


Um encontro inédito realizado na Câmara Municipal de Santo Antônio do Aracanguá, na tarde desta segunda-feira, 11, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o deputado federal, Geninho Zuliani, do DEM/SP, reuniu cerca de 30 prefeitos da região, para debaterem temas como: pauta municipalista, cessão onerosa e consórcios intermunicipais como solução para a gestão municipal.

Os chefes do executivo e servidores municipais da região, foram recepcionados pelo prefeito, Rodrigo Santana (DEM), anfitrião do evento, e pelo presidente do legislativo local, José Arimatéias dos Santos (PSB). Durante a abertura, o prefeito destacou a importância do encontro como uma demonstração de força e união, para enfrentarem juntos as dificuldades em comum vivenciadas pelos municípios.

“O objetivo do encontro foi debater os problemas, assegurar a troca de informações e construir uma agenda em conjunto em busca de soluções para os problemas vivenciados pelos municípios”.

ressaltou Santana.

Leia também:
– Confirmada terceira edição do Rock no Rio Tietê
– Auriflama sedia Copa Noroeste de Motocross
– Aracanguá vai investir R$ 600 mil para recuperar estrada que liga à Auriflama

Convidado para representar os municípios presentes, o prefeito de Nova Luzitânia, Laerte Rocha (PSDB), não perdeu a oportunidade para colocar em pauta o debate sobre a sugestão do governo federal com a PEC 188/2019, que prevê mudanças na legislação para acabar com os municípios com menos de 5 mil habitantes e com arrecadação própria menor que 10% da receita total.

“Esta é uma pauta municipalista que precisa da união de todos nós, contra esta proposta absurda do governo federal que quer extinguir os nossos municípios. Estou profundamente triste com esta ideia e contamos com o apoio da CNM, do deputado Geninho e de outros parlamentares comprometidos com a nossa região, para defender os interesses das nossas cidades”.

desabafou Laerte Rocha.

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), também falou como representante regional e foi bastante enaltecido pelos gestores presentes, pelo interesse e solidariedade dedicada à pauta dos pequenos municípios que eram maioria no encontro. Ele se colocou à disposição para ajudar no que for possível.

“Tenho um carinho muito grande pelos municípios que estão aqui representados por seus respectivos gestores e tenho consciência das dificuldades enfrentadas por todos, por isso estou aqui, para compartilhar deste momento de união que certamente alcançará bons resultados”.

disse o prefeito araçatubense.

O encontro foi conduzido pelo Deputado Federal Geninho Zuliani e intermediado pelo consultor da CNM, Joarez Lima Henrichs, que abordaram, entre outros temas, principalmente os consórcios intermunicipais como solução para a gestão municipal para gestores e servidores municipais, devido à dificuldade que os municípios vem enfrentando em receber verbas dos governos Estadual e Federal, Zuliani apontou que uma grande estratégia que os municípios podem adotar é a união com outros municípios, os chamados consórcios intermunicipais, e dessa forma contratarem serviços e implementos básicos para a população, visando justamente baratear os custos.

“O encontro permitiu traçar um panorama da nossa região e as perspectivas de futuro em busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas. Trabalhar em prol dos municípios paulistas, buscando os melhores meios de atender as necessidades dos munícipes, é um dos nossos principais compromissos neste mandato”.

frisou Geninho.

O deputado também declarou seu apoio aos municípios com menos de cinco mil habitantes e se posicionou contra, em relação à questão levantada pelo prefeito de Nova Luzitânia, Laerte Rocha, que trata da extinção dos pequenos municípios proposta pelo governo federal. “Quem tem que tomar a decisão é o povo de cada localidade. Ninguém pode impor nenhuma situação que não seja a vontade da população. Por isso, quanto mais nós conseguirmos nos articular e concentrar os esforços, mais força teremos”, ressaltou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *