Casas populares construídas em Auriflama serão financiadas pela Caixa

Casas populares construídas em Auriflama serão financiadas pela Caixa

Durante cerimonial realizado no Palácio dos Bandeirantes na última quarta-feira, dia 25, o Governo do Estado de São Paulo voltou confirmar a construção de 300 casas em Auriflama.

O evento marcou o lançamento do programa Nossa Casa, cujas habitações serão financiadas pela Caixa Econômica Federal.

Na região de Araçatuba seis municípios aderiram ao programa e vão receber um total de 864 novas unidades habitacionais. A divisão será a seguinte:

– Auriflama: 300 unidades habitacionais
– Castilho: 128 unidades
– General Salgado: 70 unidades
– Mirandópolis: 256 unidades
– Nova Independência: 30 unidades
– Valparaíso: 80 unidades

Na modalidade Nossa Casa-CDHU, as unidades serão edificadas em terrenos doados pelos municípios. Caberá à CDHU elaborar projetos e fazer o chamamento para selecionar as empresas que executarão o empreendimento. A contratação das construtoras será feita pela Caixa Econômica Federal e os subsídios serão concedidos para quem tem renda familiar mensal de até cinco salários mínimos.

Os terrenos para as primeiras 11 mil unidades já foram disponibilizados pelos municípios. Os projetos estão prontos e as obras serão iniciadas em até 90 dias, com a conclusão prevista para 2021.

À CDHU compete, ainda, a seleção dos beneficiários, por meio de sorteio, antes do início das obras. Conforme a ordem de classificação do sorteio, as famílias serão encaminhadas à Caixa para a obtenção do financiamento habitacional. As prestações só começarão a ser pagas após a entrega do imóvel.

Relembre

Apesar da obra ainda não ter sido iniciada, o processo para viabilizar a construção das casas teve início em 2013, quando a ex-prefeita Ivanilde Rodrigues (sem partido) adquiriu uma área de seis alqueires próxima ao Portal das Paineiras que, posteriormente, foi doada à Secretaria de Habitação.

Muito noticiada pela imprensa local na época, a conquista é resultado da articulação política da ex-prefeita com o então secretário de Habitação Silvio Torres. Paralelo à doação do local, a Prefeitura Municipal deu início aos trâmites burocráticos junto aos órgãos de engenharia do Governo do Estado, além da Sabesp e Cetesb.

Em maio de 2016, em evento no Palácio dos Bandeirantes, a ex-prefeita assinou, ao lado do então governador Geraldo Alckimin, o convênio para a construção das 170 habitações, enquanto em dezembro do mesmo ano, ela formalizou a doação da área para a construção das outras 130 habitações, cujo convênio foi assinado no ano passado pelo atual prefeito Otávio Wedekin (PSDB).

A homologação da licitação é mais uma etapa do longo processo que se iniciou há 6 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *