Celso Lopes quer que Prefeitura permita abertura parcial das igrejas

Celso Lopes quer que Prefeitura permita abertura parcial das igrejas
Presidente da Câmara Municipal propôs medida por meio de indicação
275Shares

AURIFLAMA – Diante do afrouxamento da quarentena imposta pelas ações de prevenção ao coronavírus e a liberação de funcionamento de bares, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Celso Lopes de Moraes (MDB), apresentou a indicação nº 14/2020, sugerindo a Prefeitura de Auriflama a edição de decreto municipal autorizando a reabertura de igrejas e templos religiosos.

Curta o Diário Noroeste no Facebook

O Diário Noroeste teve acesso ao documento, que será lido na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 1º. Na indicação, Celso Lopes propõe a abertura seguindo as orientações e regras do Ministério da Saúde quanto ao distanciamento e normas de higiene.

Ainda segundo a proposta do presidente da Câmara Municipal, caso editada pelo prefeito Otávio Wedekin (PSDB), o funcionamento só seria permitido com as reuniões não ultrapassando 30% do total da capacidade do espaço religioso.

Além disso, a indicação prevê que nos cultos e missas, os participantes devem manter a distância mínima de um metro e meio dos outros presentes, sendo obrigatório o uso da máscara de proteção.

A ideia de Celso Lopes, inclusive, encontra apoio dos principais líderes religiosos do município, que tiveram que suspender as atividades na segunda quinzena de março, após os decretos implantando a quarentena na cidade.

Justificativa

Para explicar a medida, Celso Lopes aponta o Decreto Federal n.º 10.292/20, de 25 de março de 2020, publicado no Diário Oficial da União na data de 26 de março de 2020, que complementa a lista de atividades essenciais, incluindo, dentre elas, as atividades religiosas de qualquer natureza, que não podem parar em tempos de crise do coronavírus.

Ainda segundo os anexos da indicação, a medida já foi implantada, desde o dia 15 de maio, na cidade de São Paulo (capital), que é o epicentro da pandemia de coronavírus no país.

O documento, após ser lido na sessão ordinária de hoje (1º), será encaminhado ao prefeito Otávio Wedekin (PSDB) em forma de sugestão.

Pauta da sessão

Segundo o diretor administrativo da Câmara Municipal, Wagner Fernandes Oliveira, na pauta da primeira sessão legislativa de junho está o projeto de lei nº 27, que regulamenta o parcelamento do solo para a formação de sítios e chácaras de recreios.

Outro projeto que será votado pelos vereadores hoje é o que homenageia a ex-professora Deisi Macedo Moreira Materésio (in memoriam). A medida, proposta pelo vereador Renato Marinho dos Santos (PV), concede o nome a ex-primeira à avenida Marginal Projetada N, no residencial Monsserrat.

A sugestão de criação de dispositivo acesso, de forma segura, entre a estrada rural ARF 010 e a rodovia Feliciano Sales Cunha, a SP-310, altura do KM 564, é outra proposta que será apresentada na sessão de hoje (1º). A autoria é do vereador Vagner de Oliveira de Angelis.

Siga o Diário Noroeste no Instagram

Já o requerimento nº 19/2020, de autoria do vereador Adalto Pereira dos Santos (PP), amplia o debate em torno do aumento de 50% na cobrança da Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública). O documento concede prazo de 20 dias para a Prefeitura Municipal apresentar a justificativa do reajuste.

Leia mais notícias da região em Diário Noroeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *