Depois de seis meses, navegação será retomada na hidrovia Tietê-Paraná

Depois de seis meses, navegação será retomada na hidrovia Tietê-Paraná
Anúncio foi feito pelo Departamento Hidroviário do Estado de SP após paralisação em setembro de 2021 por falta de chuvas | Por: SBT Interior
0Shares

REDAÇÃO

redacao@diarionoroeste.com.br

​O Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo anunciou que a ​navegação na hidrovia Tietê-Paraná será retomada ​a partir desta terça-feira (15). A operação na hidrovia, um dos principais canais de escoamento de grãos do país, foi suspensa em setembro do ano passado por falta de chuvas.

Curta o Diário Noroeste no Facebook

O trecho da hidrovia mais afetado no rio Tietê foi o de Pedral de Nova Avanhandava, em Buritama​, na região de Araçatuba (SP)​. Porém, nas últimas semanas houve um aumento significativo no nível de chuvas e ajudou a recuperar os reservatórios regionais.

De acordo com nota da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, a retomada da operação vai impulsionar o agronegócio, pois é um dos principais meios de escoamento de grãos dos estados do Centro-Oeste para São P​​aulo, e de deslocamento de insumos do agro paulista.

“O impacto na logística representou aumento dos custos aos produtores, que tiveram de acessar outros modais, pressionando o gasto com frete. De acordo com a Confederação Nacional de Transporte (CNT), uma carga transportada por rio tem um frete 60% menor do que por caminhões, e 30% inferior do que o feito por trens, razão pela qual é o modal utilizado principalmente nas cargas de grande volume, como grãos e minério”, explicou a secretaria.

continua depois da publicidade

O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros estimou perdas de aproximadamente R$ 3 bilhões quando as operações de transporte de cargas foram interrompidas por causa da estiagem em 2021. As projeções no ano passado eram de aumento de 10% a 15%, porém, de acordo com a secretaria, a pior escassez hídrica dos últimos 91 anos “pulverizou as expectativas de crescimento”.

​“A reabertura da hidrovia é fundamental para o agro de São Paulo, e nos dá perspectivas ainda melhores para este ano. Em 2021, o valor da produção agropecuária aumentou 26% no nosso Estado, o que é um índice muito representativo. A nossa estimativa é que a reabertura da hidrovia fortaleça ainda mais o setor e possibilite mais produtividade”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges. Em São Paulo, os principais produtos transportados pela hidrovia são milho, cana de açúcar, soja e areia, respectivamente.

Em 2020, foram transportados no trecho paulista 2,1 milhões de toneladas de produtos como milho, soja, cana de açúcar e adubo. No ano anterior, antes da pandemia, a movimentação foi de 2,5 milhões de toneladas. O retorno acontecerá de forma gradual, com calado inicial de 2,4 metros, que será ampliado gradativamente até atingir 2,7 metros no fim do mês.

Siga o Diário Noroeste no Instagram

A Hidrovia Paraná-Tietê tem extensão de 2,4 mil quilômetros, dos quais 800 quilômetros no rio Tietê, abrange uma região de 76 milhões de hectares, conectando áreas de produção aos portos.

continua depois da publicidade

Leia mais notícias da região em Diário Noroeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *