“Estão salvando vidas”, afirma prefeita sobre capacetes de oxigenação

“Estão salvando vidas”, afirma prefeita sobre capacetes de oxigenação
Equipamentos foram doados ao município pela UEM-PR (Universidade Estadual de Maringá)
0Shares

REDAÇÃO

redacao@diarionoroeste.com.br

Combater a pandemia de coronavírus têm sido uma missão muito difícil para as autoridades, pois o vírus, cada vez mais, infecta mais pessoas, entretanto, o apoio da ciência têm se tornado fundamental. Dentre todas as iniciativas de cientistas, uma das que mais têm sido elogiadas, é o capacete de oxigenação desenvolvido pelos departamentos de física e medicina da Universidade Estadual de Maringá, no estado do Paraná.

Curta o Diário Noroeste no Facebook

Neste sábado, dia 3, a prefeita de Auriflama, Katia Morita (MDB), utilizou as redes sociais para informar a comunidade sobre a doação de cinco equipamentos que auxiliam na oxigenação de pacientes internados com a covid-19.

Segundo a prefeita, os capacetes chegaram ao município na tarde da sexta-feira, dia 2, e já no período da noite três pacientes já estavam fazendo uso, com sucesso, do equipamento.

A doação, conforme apurou a reportagem do Diário Noroeste, foi realizada pela AAHU (Associação dos Amigos do Hospital Universitário), que financia a confecção desses capacetes com as doações que recebe, desta forma os aparelhos são fabricados por um valor inferior aos disponíveis no mercado. 

Continua depois da publicidade

Evita intubação

De acordo com a prefeita, em pouco tempo, será possível reduzir em torno de 40% a 60% a necessidade de pacientes intubados.

Os capacetes já estão salvando vidas e diminuindo o número de pacientes intubados.

explica, Katia Morita.

Ainda segundo a chefe do Executivo municipal, que também é enfermeira, o equipamento traz maior conforto para o paciente, já que ele não precisa ser sedado e usar ventilação mecânica.

Siga o Diário Noroeste no Instagram

“O paciente usa o capacete para suplementar a quantidade de oxigênio do ar ambiente que é, em torno de 21%, podendo ter uma melhora clínica e da saturação periférica, com aumento de até 70 a 80% de saturação, chegando a 100% em alguns casos”, finaliza.

Leia mais notícias da região em Diário Noroeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *