Há 1 ano, Auriflama perdia Dr. Fuad Kassis

Há 1 ano, Auriflama perdia Dr. Fuad Kassis

Nesta terça-feira (30), completa um ano da morte do médico e ex-prefeito de Auriflama, Dr. Fuad Kassis. Sua perca é lamentada por todos e a ausência de sua presença deixa um vazio nos corações de seus familiares, amigos e admiradores.

Companheira de Fuad, a professora e advogada Mariângela Kassis fala com saudade e com muito carinho do esposo. “A ficha ainda não caiu. Como o tempo passou rápido. Não dá para acreditar que faz um ano que ele [Dr. Fuad] nos deixou”, comenta.

“Ele faz uma falta muito grande. Sua ausência é tamanha que não consigo explicar”, afirma, a viúva.

Dona Mariângela também confidencia que se emociona ao receber manifestações de carinho da população. “As pessoas falam muito da saudade que sentem dele. É de se emocionar e também de encher de orgulho, pois ele foi um homem muito bom”, completa.

Na época, Dr. Fuad estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa, em São José do Rio Preto (a 130 Km de Auriflama), para tratar problemas cardíacos. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Jardim da Paz, também em Rio Preto.

Médico respeitado

Aos 86 anos de idade, Dr. Fuad Kassis era o médico há mais tempo em atividade na cidade de Auriflama. Em novembro de 2017, o profissional recebeu o Diploma de Dedicação Profissional do CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), pelos 60 anos de serviços prestados com ética e honra ao juramento da profissão.

Especial: Dr. Fuad atende pacientes gratuitamente há mais de 40 anos

A porta aberta é o convite para uma consulta e a disposição para ajudar o próximo, segue a mesma há 45 anos. Este é o Dr. Fuad Kassis, o médico há mais tempo em atividade na cidade de Auriflama. Aos 86 anos de idade, ele continua fazendo consultas de graça às pessoas mais carentes.

“Já atendi em nossa cidade e região, aproximadamente 70 mil consultas, em mais de 40 anos, aos mais pobres, isto é, àqueles que não têm condições de pagar. Tenho oferecido tratamento médico de qualidade ao nosso povo, sem qualquer discriminação”, afirmou.

Filho de pais sírios, Fuad nasceu na cidade de Macaubal, a 86 km de sua atual cidade. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, ele iniciou o trabalho em Auriflama no antigo Hospital Santa Helena, em clínica médica e cirurgia geral. Para se sustentar, o médico investiu o dinheiro ganho em partos e cirurgias abdominais no início de carreira, em terras e gados.

Além da medicina, Dr. Fuad também sempre foi apaixonado pela política. Foi prefeito de Auriflama durante seis anos, entre fevereiro de 1977 e janeiro de 1983, pelo antigo partido ARENA. Após o fim da ditadura militar, filiado ao PPB, foi o mais votado nas eleições de 1996 para administrar a cidade por mais quatro anos, entre 1997 e 2000.

“Fiz muitas obras para o desenvolvimento da cidade. Nossa administração construiu 200 mil metros quadrados de asfalto, colocando milhares de metros de galerias pluviais e sistema de água e esgoto. A Prefeitura fez contrato com a Sabesp, transferindo a eles, este serviço. Construímos também dois cemitérios; o Estádio Municipal; o Clube da Terceira Idade; a quadra coberta de esportes; e a horta

Dr. Fuad foi homenageado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), em cerimônia realizada no Teatro Municipal de São Paulo. Orgulhoso, o médico explica a importância da premiação.

“Foi uma honra receber essa homenagem para profissionais que colaboraram com a medicina no Estado de São Paulo. Para ter uma ideia, dos cerca de 200 mil médicos no Estado de São Paulo, fiquei entre os 100 escolhidos”, contou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *