Hemocentro de Araçatuba faz campanha para doação de plasma de pessoas que se recuperaram da Covid-19

Hemocentro de Araçatuba faz campanha para doação de plasma de pessoas que se recuperaram da Covid-19
Governo de SP anunciou a criação de uma rede experimental de transfusão de plasma para tratamento de pacientes no começo da contaminação.

O Hemocentro de Araçatuba (SP) realiza uma campanha para conseguir doações de plasma sanguíneo de pessoas que foram infectadas pelo coronavírus e conseguiram se recuperar.

Curta o Diário Noroeste no Facebook

No dia 26 de março, o Governo de São Paulo anunciou a criação de uma rede experimental de transfusão de plasma, parte líquida do sangue que armazena anticorpos, para tratamento de pacientes no começo da contaminação que tenham maior possibilidade de agravamento.

De acordo com o Hemocentro de Araçatuba, há critérios que devem ser seguidos rigorosamente para a doação. Confira abaixo quais são:

Para doar o plasma é necessário:

  • Ter tido confirmação de infecção prévia pelo coronavírus por meio de registros clínicos.
  • Intervalo de pelo menos 30 dias após a recuperação total da Covid-19.
  • Critérios de seleção padrão para a doação de sangue.
  • Ter boas condições de saúde no momento da doação.
  • Ter entre 16 e 69 anos.
  • Pesar no mínimo 50 kg.
  • Homens são doadores preferenciais 

Continua depois da publicidade

A preferência por doadores homens ocorre porque há um fenômeno raro em mulheres que já engravidaram (mesmo que tenham sofrido um aborto): a produção de anticorpos contra leucócitos.

“Em uma parcela muito pequena de indivíduos, esses anticorpos podem causar reações pulmonares em quem receber o plasma”, explica Silvano Wendel, diretor do banco de sangue do Sírio-Libanês (SP).

Siga o Diário Noroeste no Instagram

Os moradores que se enquadram nos critérios elencados acima e quiserem fazer a doação no Hemocentro de Araçatuba podem entrar em contato por meio dos telefones (18) 2102-9400 ou (18) 98132-8875. Todos passarão por entrevista com as equipes de captação, enfermagem e médica.

Leia mais notícias da região em Diário Noroeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *