Igreja Católica decide manter missas sem a presença de fiéis em Auriflama

Igreja Católica decide manter missas sem a presença de fiéis em Auriflama
Mesmo com permissão através de decreto municipal, instituição entende que o momento não é oportuno para retomar missas presenciais
927Shares

REDAÇÃO – Apesar do Decreto Municipal Nº 88/2020 permitir a abertura de templos religiosos e a realização de cultos e missas, a Igreja Católica de Auriflama decidiu manter a suspensão das atividades presenciais em razão da pandemia de coronavírus.

Curta o Diário Noroeste no Facebook

A decisão foi divulgada na manhã desta quinta-feira, dia 6, pelo padre Donizete Aparecido dos Santos em seu programa de rádio matinal Reflexão em FM, transmitido pela rádio Nossa FM 104,9.

Mesmo com a permissão das autoridades municipais, a instituição religiosa entende que o momento para a retomada não é o oportuno já que os casos de covid-19 no município seguem aumentando.

Desde o dia 19 de março, a presença de fiéis nas celebrações eucarísticas, da palavra, de batismo, de carisma, de matrimônio e penitências estão suspensas.

Continua depois da publicidade

Na época, em decreto emergencial assinado pelo Bispo Diocesano, Dom Reginaldo Andrietta, a Igreja Católica passou determinar que as celebrações eucaristias fossem realizadas somente com equipes de celebração e transmitidas por emissoras de rádio e em páginas da internet.

Entenda

Na última terça-feira, dia 4, após receber uma série de críticas nas redes sociais, o prefeito Otávio Wedekin anunciou a edição de um decreto permitindo a abertura para o público de templos religiosos no âmbito municipal.

Segundo o dispositivo legal, para poder recepcionar os fieis, os líderes religiosos devem observar a presença simultânea de pessoas com, no máximo, 30% da capacidade.

Pela nova regra, os participantes dos encontros religiosos deverão utilizar máscaras de proteção facial e álcool em gel para higienizar as mãos. Além disso, as acomodações por cadeiras deverão observar espaçamento de 1,5 metros de distância.

Continua depois da publicidade

De olho no voto dos evangélicos

A decisão de permitir a abertura para o público dos templos religiosos representa uma tentativa de aproximação do atual prefeito com os evangélicos, já que manutenção da proibição de encontros presenciais gerou muitas críticas ao prefeito Otávio Wedekin nos últimos dias.

Na semana passada, um perfil – visivelmente falso -, utilizou as redes sociais para criticar o chefe do Executivo e acusá-lo de agir contra os evangélicos. As postagens também convocavam os cristãos a boicotá-lo nas eleições de novembro.

Siga o Diário Noroeste no Instagram

A série de publicações gerou um desconforto tamanho em Wedekin que ele utilizou as redes sociais para desmentir as afirmações. “Em toda minha vida, sempre orei e pedi a Deus que me abençoasse em tudo que planejava, se tem uma pessoa que sempre orou, pediu e pede a Deus que olhe pela nossa Auriflama sou eu”, publicou em seu perfil na época.

Veja também:

Leia mais notícias da região em Diário Noroeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *