Mesmo com chuvas, nuvem de fumaça tomou conta da região neste domingo (3)

Mesmo com chuvas, nuvem de fumaça tomou conta da região neste domingo (3)
Moradores relataram ardência nos olhos e no nariz
0Shares

REDAÇÃO

redacao@diarionoroeste.com.br

Uma nuvem de fumaça tomou conta da cidade de Auriflama e de todo noroeste paulista na noite deste domingo, dia 3, mesmo após uma tarde chuvosa como a registrada ontem.

Curta o Diário Noroeste no Facebook

O fenômeno chamou atenção dos moradores que, pelas redes sociais, relataram o forte odor e ardência nos olhos e no nariz. Havia a preocupação de que estivesse ocorrendo alguma queimada em área rural próxima a zona urbana das cidades.

Segundo o CMP (Centro de Monitoramento Paulista), comandado pelo especialista Rodrigo Possebom, ventos posteriores às chuvas, transportaram a fumaça de queimadas que ocorrem na região amazônica, além de incêndios que acontecem na Bolívia e no Paraguai.

Continua depois da publicidade

Tempestade de areia

Na última sexta-feira, dia 1, uma tempestade de areia já havia atingido a região, deixando um rastro de destruição e três mortes.

O fenômeno é comum em países da Ásia, onde é conhecido como “haboob”, mas com a estiagem prolongada e os ventos fortes as tempestades estão se tornando comum na região noroeste do Estado de São Paulo.

Siga o Diário Noroeste no Instagram

O “haboob” é causado por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação, os quais acabam criando um “rolo compressor” de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura.

Leia mais notícias da região em Diário Noroeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *