Nova onda de frio se espalha e diminui as temperaturas em Auriflama

Nova onda de frio se espalha  e diminui as temperaturas em Auriflama
Ar seco combinado com as noites com poucas nuvens vão manter as madrugadas frias
84Shares

REDAÇÃO

redacao@diarionoroeste.com.br

Uma nova massa de ar frio de origem polar se espalha sobre o Brasil e vai causar queda de temperatura de norte a sul do país nos próximos dias. Mas quem gosta muito do frio, não deve se animar por enquanto. Esta massa de ar frio vai influenciar o Brasil por poucos dias. Mesmo assim, alguns recordes podem acontecer nos estados do Sul, em algumas áreas do Sudeste e também do Centro-Oeste do país e até nas áreas do Norte do Brasil.

Curta o Diário Noroeste no Facebook

Como sempre acontece, o Rio Grande do Sul foi o primeiro a sentir os efeitos dessa nova massa de ar frio. As temperaturas máximas no dia 5 de maio não passaram dos 20°C no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre , a tarde de 5 de maio foi a mais fria do ano até agora, com temperatura máxima de 19°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

Caminho do ar frio sobre o Brasil

Essa massa de ar frio de origem polar terá um deslocamento continental no início de seu período de atuação. O centro da massa de ar frio, que é a região mais fria do sistema, alcançou o norte da Argentina no dia 5 de maio. Nesta quinta-feira, 6 de maio, o centro do ar frio avança devagar em direção ao Rio Grande do Sul e ao Uruguai fazendo o frio aumentar muito nessas regiões. Mas nessa posição, o ar frio também chega com mais facilidade ao Mato Grosso do Sul e também nas áreas de fronteira com a Bolívia. Por isso, as áreas a oeste de Mato Grosso do Sul, oeste de Mato Grosso, oeste de Rondônia e o sul do Acre vão começar a sentir um vento frio já no decorrer desta quinta-feira.

Durante a sexta-feira, dia 7 de maio, o centro do ar frio estará passando sobre o Rio Grande do Sul e sobre o Uruguai, o que facilita o espalhamento do frio sobre o Sul do Brasil. Mas até a noite da sexta-feira, o centro do ar frio já estará sobre o oceano, na altura do litoral do Uruguai e da província de Buenos Aires. Durante o sábado, 8 de maio, o centro desta massa de ar frio de origem polar já estará sobre o oceano, próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai, e por isso o seu poder de frio sobre o Brasil já será menor. No decorrer do domingo, 9, o centro do ar frio vai se deslocando pelo mar, se afastando do Brasil, permitindo uma diminuição do frio no país.

Queda da temperatura máxima entre 6 e 9

Mesmo se afastando do Brasil, após a passagem desta massa de ar frio, o ar seco combinado com as noites com poucas nuvens vão manter as madrugadas frias em muitas áreas do Sul, Sudeste e em parte do Centro-Oeste.

O vento frio desta massa de ar polar deve chegar ao litoral da Bahia durante a sexta-feira e se intensifica na costa leste do Nordeste no fim de semana do Dia das Mães.

Confira agora como o ar frio vai se espalhar sobre o Brasil, quais as possibilidades de recordes, as áreas onde pode gear e quanto tempo o frio vai ficar por aqui.

Continua depois da publicidade

Região Sudeste

O ar frio de origem polar começa a ser sentido no estado de São Paulo . A queda da temperatura começa a ser sentida em algumas áreas no oeste do estado no decorrer desta quinta-feira. Mas é durante a sexta-feira que o ar esfria em todo o estado de São Paulo e a capital paulista poderá ter a tarde mais fria do ano até agora.

Geada

Desta vez, as condições para geada vão ficar restritas ao Sul do Brasil. Com maior ou menor intensidade, essa nova massa de ar frio de origem polar vai causar alguma queda de temperatura em todos os estados da região Sudeste do Brasil. mas o resfriamento não será suficiente para causar geada em áreas como sul de Minas ou mesmo no Estado de São Paulo.

Siga o Diário Noroeste no Instagram

Apesar da queda acentuada de temperatura esperada para o Mato Grosso do Sul, não há expectativa de ocorrência de geada no estado durante a passagem desta massa de ar frio de origem polar. As menores temperaturas no estado deve ficar em torno de 10 graus.

Leia mais notícias da região em Diário Noroeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *