Recorde absoluto de calor pode ser batido esta semana

Recorde absoluto de calor pode ser batido esta semana
Onda de calor teve início na última semana de setembro
47Shares

REDAÇÃO

redacao@diarionoroeste.com.br

A grande e forte onda de calor que se instalou sobre o Brasil desde o fim de setembro de 2020 já ocasionou a quebra de recordes históricos de calor  em vários estados do país, inclusive em capitais, mas poderá estabelecer um novo recorde de calor absoluto para o Brasil, informa o Climatempo.

Curta o Diário Noroeste no Facebook

Sem dúvida, esta onda de calor do começo da primavera de 2020 está refazendo a climatologia de temperatura em parte do Brasil. Muitos recordes da onda de calor de 2014 já foram superados.

Segundo dados oficiais do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia -, a maior temperatura oficialmente medida no Brasil é 44,7°C em Bom Jesus do Piauí, em 21 de novembro de 2005.  Mas nesta segunda-feira, 5 de outubro de 2020, a marca de 44,6°C foi alcançada em  Água Clara, em Mato Grosso do Sul, e em Nova Maringá, em Mato Grosso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esta temperatura de 44,6°C é o segundo maior valor registrado no Brasil e empata com a marca de Orleans, em Santa Catarina, que experimentou este calor em 6 de janeiro de 1963.

Previsão para Auriflama

Ainda segundo Climatempo, no calor intenso permanece na cidade de Auriflama pelos próximos dias. Para hoje (6), a temperatura máxima prevista é de 41ºC, assim como amanhã (7).

Já para a quinta-feira, dia 8, e sexta-feira, dia 9, os termômetros devem marcar até 42ºC.

Siga o Diário Noroeste no Instagram

O Climatempo estima possibilidade de chuvas apenas à partir da próxima semana.

Leia mais notícias da região em Diário Noroeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *