“Redobrem os cuidados”, apela Dr. Carlos após caso grave de coronavírus em Auriflama

“Redobrem os cuidados”, apela Dr. Carlos após caso grave de coronavírus em Auriflama
Texto assinado pelo diretor clínico da Santa Casa relata luta para manter a vide de um paciente com o vírus
2K+Shares

AURIFLAMA – Neste sábado, dia 20, Dr Carlos Wedekin, médico e diretor clínico da “Santa Casa de Misericórdia de Auriflama Dr. Osvaldo Siqueira Lyra” usou as redes sociais para fazer um apelo à comunidade auriflamense, alertando para as dificuldades enfrentadas pelos médicos para manter vivo um paciente em estado grave de coronavírus.

Curta o Diário Noroeste no Facebook

Leia o texto na íntegra: “Boa tarde Pessoal! Gostaria de compartilhar minha experiência de hoje na Santa Casa de Auriflama. Humildemente me considero um médico experimente com pacientes graves, pois há 13 anos trabalho em UTI.. Hoje me deparei com meu primeiro paciente grave de Covid. Apesar de manter a calma no atendimento, quero dizer que sinceramente estou assustado. Esta doença não é brincadeira, evolui muito rápido, e o paciente tem uma piora progressiva na respiração, evoluindo com muita dificuldade respiratória necessitando ser intubado rapidamente. Mesmo depois de fazer todos os procedimentos necessários, sedação, intubaçao, colocado no respirador em ventilação mecânica, aspirado vias aéreas, acesso venoso central com intracath, sondagem vesical, o que me assustou e me surpreendeu é que a parte pulmonar simplesmente não respondeu, não melhorou… Como se o pulmão estivesse fechado, o que explica o grande processo inflamatório pulmonar que a doença causa. Depois de cerca de 5 horas lutando pela vida do paciente, e muita dificuldade de conseguir vaga em UTI da região, conseguimos transferir o paciente com vida, mas em estado muito grave. Todos estão vendo que os casos estão aumentando a cada dia em nossa cidade e região, inclusive casos graves, os quais estamos tendo dificuldades em conseguir vagas de UTI… Nós da Santa Casa, juntamente com a Administração Municipal estamos fazendo nossa parte, estamos nos adequando a cada dia e nos preparando melhor para receber estes pacientes. Por isso faço um apelo à toda população para que redobrem os cuidados e também façam a parte de vocês. Obrigado (sic)”.

Casos

Até o último Boletim Epidemiológico, divulgado na tarde de ontem (19), o município de Auriflama já havia registrado 16 casos positivos de coronavírus.

Siga o Diário Noroeste no Instagram

A preocupação, com o avanço da doença, se estende ao fato de que outras 11 pessoas encontram-se com suspeita de terem contraído o covid-19.

Leia mais notícias da região em Diário Noroeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *