Tempo seco requer cuidados redobrados com a saúde

Tempo seco requer cuidados redobrados com a saúde
Evite a desidratação, utilizando meios para amenizar os impactos causados pela baixa umidade do ar no corpo
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REDAÇÃO

Com a baixa umidade do ar neste tempo seco, é muito comum sentir irritação na garganta e no nariz. Existe um desconforto ainda maior para as pessoas que são alérgicas e que possuem doenças respiratórias como asma e rinite, que nesta época do ano se agrava. 

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Em meio a essas dificuldades que o clima seco nos traz, são vários os casos de gripes, resfriados, pneumonias que aumentam nesses dias de seca. Durante esse período é necessário tomar algumas medidas simples para que não se comprometa a saúde.

Hidratação

Beber água com frequência ainda mais nesta época do ano é a recomendação de todo profissional da área da saúde. Para evitar a desidratação e regular o organismo. É necessário que o ser humano consuma uma boa quantidade de água, mas não se deve cair na regra de consumir 2 litros de água por dia, pois isso varia de acordo com alguns padrões individuas. O aconselhável é sempre manter a hidratação de acordo com suas necessidades físicas e corporais.

Um dos cuidados mais eficaz e simples é não esperar sentir sede para ingerir água, pois nessa altura o corpo já está com sinais da falta de água. A hidratação também pode ser feita através de sucos naturais, água de coco e frutas. Nesse período nossa pele e intestino também sofrem com o ar seco, pois se nosso organismo fica muito tempo sem a ingestão de água poderá causar ressecamentos, por isso é fundamental ressaltar a importância de se hidratar constantemente.

“Uma das consequências do clima seco no corpo é a desidratação: a falta de água pode causar dores de cabeça e dores lombares, a temperatura do corpo tende a aumentar, pois a transpiração e a eliminação de líquidos são maiores. É por meio da hidratação constante que o corpo mantém sua temperatura equilibrada”, afirma a nutricionista Mariely Lessi Ferreira Frota.

Manter ambientes arejados

É importante umidificar o ambiente nesses dias de tempo seco. Evitar o ar condicionado já que é um aparelho que deixa o ar ainda mais seco.

Existem dicas simples para umidificar o ar como:

– Usar bacia com água dentro do quarto. Isso ajuda a umidificar o ar e melhorar a respiração durante o sono. Durante o dia pode ser utilizado esse mesmo procedimento em qualquer ambiente onde estiver.

-Usar a toalha molhada também é uma forma de umidificar o ambiente. Pois seu tecido tem rápida absorção e ao mesmo tempo facilita a evaporação.

-Ao tomar banho pode-se deixar a porta aberta para que a umidade se espalhe pela casa. 

– Os umidificadores de ar são um aparelho que umidificam o ambiente, melhorando assim a qualidade do ar. 

Manter casa limpa e arejada ajuda muito nos cuidados, pois com o clima seco tem maior acúmulo de poeira nos ambientes e isso pode desencadear algumas doenças respiratórias. Por isso é importante lembrar que se utilize pano úmido para limpeza e retirada de poeira.

Precauções com a pele e rosto

A nossa pele precisa de cuidado e atenção, para garantir a saúde de sua pele evite banhos muito quentes e demorados, abuse de protetores solares e cremes hidratantes.

As vias aéreas também precisam de cuidados. Para evitar a irritação dos olhos e vias nasais, use o soro fisiológico para lavar. O soro também pode ser aplicado em crianças. 

Existem ainda os alimentos ricos em enxofre (gengibre, cebola, alho, batata doce, salsa e cebolinha bem cozidos), que ajudam a descongestionar as vias respiratórias nesses dias secos do ano, pois evitam o muco provocado pela poluição.

Alimentação

A alimentação merece destaque nesse período de seca, por sua vez se devem evitar alimentos muitos salgados ou condimentos, que podem causar retenção de líquidos e aumento da pressão arterial. É recomendável dar preferencia para refeições mais leves e de fácil absorção como as frutas, verduras e legumes.

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“As frutas mais aconselhadas são: coco verde em especial a água de coco, laranja, melancia e melão, pois são compostos basicamente de água e ricas em vitaminas e minerais, que colaboram para manter a hidratação, inclusive a da pele”, ressalta a nutricionista Mariely.  

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