Vacina da Pfizer contra a Covid-19 começa a ser testada em grávidas

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 começa a ser testada em grávidas
Empresas recrutam 4 mil mulheres em teste que irá avaliar a segurança e a eficácia. Outros estudos já são feitos para avaliar se a vacina pode ser aplicada em adolescentes e crianças.
8Shares

REDAÇÃO

redacao@diarionoroeste.com.br

As empresas Pfizer e BioNTech anunciaram nesta quinta-feira (18) que os testes da vacina contra a Covid-19 desenvolvida por elas começou a ser testadas em grávidas com 18 anos ou mais. Os estudos de Fase 2/3 buscarão checar a segurança, tolerância e eficácia neste público, que não tinha participado dos estudos anteriores usados na aprovação do imunizante.

Curta o Diário Noroeste no Facebook

A empresa também anunciou que irá fazer testes com crianças entre 5 e 11 anos.

Na primeira etapa dos estudos, ainda no ano passado, os fabricantes não incluíram as grávidas e as crianças esclarecendo que primeiro precisavam garantir que as vacinas fossem seguras e eficazes de maneira mais geral. À época, Moderna e Pfizer exigiram provas de um teste de gravidez negativo e um compromisso de usar o controle de natalidade de mulheres em idade fértil que se inscreveram como voluntárias.

Continua depois da publicidade

No novo estudo, a Pfizer e BioNTech vão recrutar 4 mil voluntárias que devem estar entre a 24ª e 34ª semanas de gestação. Cada uma delas vai participar do estudo por entre 7 e 10 meses. Será avaliada a segurança do imunizante para o bebê e a transferência de anticorpos.

Segundo William Gruber, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento clínico de vacinas da Pfizer, lembrou que as mulheres grávidas integram o grupo que tem mais risco de desenvolver complicações por causa da Covid. “É fundamental que desenvolvamos uma vacina que seja segura e eficaz para essa população”, disse Gruber.

Siga o Diário Noroeste no Instagram

Estudo em crianças

As empresas pretendem começar em breve os testes em crianças com entre 5 e 11 anos. A segurança e a eficácia da vacina em indivíduos com entre 12 e 15 anos já estão sendo avaliados em estudos de fase 3 que devem ter resultados divulgados no segundo trimestre deste ano.

Leia mais notícias da região em Diário Noroeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *