William Ruiz vence Travessia do Canal de Pereira Barreto

William Ruiz vence Travessia do Canal de Pereira Barreto

O esportista William Amaral Ruiz, de 36 anos, morador de Araçatuba, venceu a prova principal da 13ª edição da Travessia a Nado do Canal de Pereira Barreto, na categoria livre. A competição realizada na manhã deste domingo, dia 8, terminou no Porto Fluvial.

O atleta percorreu toda a extensão do canal, que é de 9,6 quilômetros, em 1h20’03. Com o desempenho, ele também foi o mais rápido, entre todos os competidores das 12 edições anteriores, a concluir a prova.

Com tempo de 1h23’38, Fernando Caris Macedo assegurou o segundo lugar. O pódio ainda teve Daniel Oliveira Bazoni que completou o trajeto em 1h32’95.

As disputas aconteceram em três tipos de provas: 1 quilômetro, 3 quilômetros e 9,6 quilômetros, nas categorias livres, master e feminina.

A competição

Apesar de não ter sido realizada nos últimos anos, a Travessia a Nado do Canal de Pereira Barreto sempre foi destaque no calendário de eventos do município. A última edição havia acontecido em 2013.

Em 2019, o evento só pode ser realizado após solicitações do prefeito João de Altayr Domingues, o Joãozinho (PL), e do diretor municipal de esportes, Valdomiro Toneti Junior, o Professor Duno (PTB), ao Governo do Estado de São Paulo.

A organização foi da Prefeitura Municipal em parceria com a Federação Aquática Paulista (FAP).

O Canal

Com a construção iniciada no início da década de 80, o Canal de Pereira Barreto interliga duas bacias hidrográficas: a do Rio Tietê e a do Rio Paraná, através do Rio São José dos Dourados.

O dispositivo possui 9.600 metros de cumprimento e é considerado o segundo maior canal artificial do mundo, interligando os reservatórios de Ilha Solteira e Três Irmãos.

Leia mais notícias da região em Diário Noroeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *