Idosa espanhola é monitorada por causa do coronavírus em Nhandeara

Idosa espanhola é monitorada por causa do coronavírus em Nhandeara
Mulher está na região visitando parentes
276Shares

Nesta quinta-feira, dia 27, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou que está monitorando um caso suspeito do novo coronavírus em uma idosa, de 70 anos, de nacionalidade espanhola. Ela está sendo acompanhada pelas autoridades de saúde em Nhandeara, a 58,5 quilômetros de Auriflama.

Curta o Diário Noroeste no Facebook

Segundo o protocolo, casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.

Ao chegar ao Brasil, a paciente monitorada passou por São José do Rio Preto e foi para Nhandeara, município onde vivem seus familiares.

Na cidade, a mulher começou a sentir sintomas e foi atendida em um hospital local. Como ela mora na Espanha, as autoridades da saúde fizeram a notificação e optaram por realizar exames.

Suspeita em Rio Preto

A Secretaria de Saúde também divulgou que acompanha um caso com possível suspeita de coronavírus na cidade de São José do Rio Preto, a 130 quilômetros de Auriflama.

Neste caso, o paciente monitorado é um homem de 38 anos que viajou, entre os dias 9 e 21 de fevereiro, para trabalhar no norte da Itália.

Balanço de suspeitos no Estado de SP

A Secretaria também confirmou 85 casos em suspeita, sendo que a maioria tem histórico de viagem à Itália (55); os demais passaram por Espanha (2), Singapura (1), Portugal (1), Alemanha (6), França (4), China (2). Além desses, houve um que passou por diversos países da Ásia e outros 13 em fase de definição do país de provável infecção.

Além dos sintomas respiratórios, os pacientes têm histórico de viagem ou contato com caso suspeito. Entre as 85 pessoas, 47 residem na Capital.

Siga o Diário Noroeste no Instagram

O primeiro caso de COVID-19 foi confirmado na terça-feira, dia 25, num residente da Capital que esteve na Itália em fevereiro. Retornou ao Brasil em 21 de fevereiro e apresentou sintomas suspeitos, como tosse, coriza e febre, compatíveis com a suspeita de COVID-19. Foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein, que fez o diagnóstico, confirmado com contraprova no Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência nacional para análise de amostras casos suspeitos, conforme definição do Ministério da Saúde. O homem está em isolamento domiciliar, estável.

Leia mais notícias da região em Diário Noroeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *